Direto ao assunto. O povo americano não têm noção do tamanho do buraco que está entrando.
.
Tudo bem. É muito legal ver um negro se dando bem como presidente e blá, blá, blá... Mas ele está criando um clima de expectativa que não vai poder corresponder ao povo americano.
Os Estados Unidos não vão conseguir se levantar dessa crise tão cedo. Foram vários anos de decisões erradas. A economia (odeio repetir frases do Luiz Lula) foi encarada como jogatina durante muitos anos pelo eixo EUA-Europa. Enquanto isso, a China, esperta, investiu em infra-estrutura e produção de bens de consumo. Pra quem? Para os EUA. Quem compra tem que pagar a conta.
Aí o que está acontecendo? TODAS as esperanças estão depositadas em UM homem. O cara virou pro povo e disse: "Vocês estão angustiados? Eu vou dizer o que vocês querem ouvir pra sair dessa deprê". Isso é muito perigoso! A história prova que esse tipo de situação pode gerar um herói ou um Adolf Hitler. Não acho que vá acontecer, mas quase sempre o troço descamba para o lado pior.
.
Apesar do medo, eu torço demais para que as palavras dele se materializem em uma nova América.
Temos que pensar que é muito melhor ter um império dominado por um país que defende a democracia e é parceiro do Brasil do que aguentar uma ditadura comunista que é a China. Mesmo sendo um canalha, George W. Bush foi muuuuito mais parceiro do Brasil do que a China nos últimos oito anos.
É isso...
2 comentários:
Pertinente o comentário de que "A história prova que esse tipo de situação pode gerar um herói ou um Adolf Hitler".
Fico na torcida para que os americados deixem de lado essa emoção e usem um pouco o recional para conseguir cobrar um governo digno.
É um grande erro querer jogar a culpa por tudo de ruim que os EUA têm nas costas do Bush e tudo de bom nas costas do Obama, como se a simples troca de presidente fosse resolver qualquer pobrema.
Também fico com nojo dos baba-ovos do Obama, principalmente agora que ele já é presidente. Quando ele era oposição, novidade etc., até dava para entender. Mas agora ele é o representante do poder, ele é o establishment, ele é o inimigo a ser combatido. Não nos esqueçamos de Mencken: "Todo homem decente se envergonha do Governo sob o qual vive."
Postar um comentário