Parto hoje para São Paulo. E o motivo é dos bons: vou ao show do OASIS. É um sonho de adolescente ver Liam e Noel no palco. Eu sei que muita gente acha que eles são uns porcos chauvinistas de pinto pequeno. Sim! Eles são. Mas ao mesmo tempo eles fizeram a música dos anos 90 bem menos depressiva do que planejavam Kurt Kobain e Thom Yorke. (Não quero falar mal das duas bandas. Faço isso em outro post.)
O fato é que o rock estava muito sem foco. Muito doidão. Muito cheio de incesto, drogas, violência e outros temas de músicas dos Pixies. O Oasis falava de noitadas e do cotidiano de um adolescente. Coisas que o Rock deve falar e nunca deve deixar de fazer.
E na vida real o Oasis sempre se comportou como uma banda de rock deveria. Brigas, porrada, álcool, mulheres e falta de respeito. O Oasis nunca passava despercebido por onde se apresentava. Sempre uma entrevista polêmica, uma prostituta dando queixa na polícia ou uma briga de irmãos...
As brigas dos Gallagher eram um barato. Divertiam o mundo inteiro. Faziam o salário dos jornalistas do The Sun. Pois é! O problema é que hoje os integrantes se respeitam. Pergunta pro Paul McCartney se ele AMAVA o John?! Joey e Johnny Ramone caiam na porrada todo dia! As bandas de verdade precisam de raiva! Raiva para tocar (link do Motorhead)! Quem diz que não há raiva na música do Oasis?
Outro fato que eu lamento é que há muita política entres as bandas nos anos 2000. Com o Oasis não tinha disso. Damon Albarn, do Blur, era coleguinha de alfinetada dos irmãos de Manchester. Pra que ser gente fina??? O povo quer ver sangue!
---
E assim era. Olha o que dizia Noel sobre o Blur:
"Espero que Damon e Alex, do Blur, peguem Aids e morram".
E assim era. Olha o que dizia Noel sobre o Blur:
"Espero que Damon e Alex, do Blur, peguem Aids e morram".
Depois de cagar, você tem que limpar a bunda:
"Eu estava completamente bêbado quando falei aquilo. E claro que eu odeio os caras, mas não quero que eles morram nem nada".
---
Liam sobre seus ídolos:
"Mick Jagger, Paul McCartney - são todos cogumelos velhos e suarentos"
Liam sobre seus ídolos:
"Mick Jagger, Paul McCartney - são todos cogumelos velhos e suarentos"
---
O Oasis mostrou ao mundo que o Rock não é só guitarra, baixo, bateria e voz arranhada. O rock é comportamento. Eu não consigo imaginar o grunge sem a morte de Kurt Kobain, metal sem Ozzy Osbourne comendo cabeças de morcegos, glam sem roupas de travestis ou punk sem o nada. E Liam e Noel, além do bom rock, trouxeram o roll para o Brit Pop.
É isso...
.
P.S.: Eu ganhei da minha irmã de aniversário o DVD "Lord Don't Slow-me Down" que é muito bom. Vou falar sobre ele em um post futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário