5 de fev. de 2009
Be Kind Rewind
Meu ídolo audiovisual. Um gênio. Ele me fez gostar de vídeo clipe e, de quebra, me apresentou ao Daft Punk. Comprei um DVD com todos os seus vídeo clipes no Submarino por R$108,00 e foram os R$108,00 mais bem gastos em DVD na minha vida. Aqueles clipes são obras de arte. Ele trabalha movimentos de câmera e cenografia como ninguém. Sem grandes efeitos especiais nem edições em computadores de ultima geração. Ele faz tudo na marra e não perde o foco principal de um videoclipe que é a harmonia da música com a imagem.
Cinema
Adoro ele como diretor de vídeo clipe e esperava que Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças fosse ser, facilmente, mais uma de suas proezas. Mas não foi. Quase chorei. Fiquei muito desapontado por que é um enredo comum. Ele poderia ter filmado Titanic que dava na mesma. A história não justifica o uso das imagens.
Quando se é um diretor espetacular, o roteiro tem que ser coerente com o que você faz. Alguém já viu Alfred Richtcock filmar comédia ou um "água com acúcar"? Pois é. Gondry fez isso. Um vídeo clipe de duas horas mal encaixado em um roteiro que não tinha nada a ver com as imagens que ele faz.
Fiquei tão puto com a cagada que ainda não fui ver Science of Sleep. Eu não vou arriscar a procurar o nome desse filme em português. Deve ser um título tão mal adaptado. Algo do tipo "O Sono e a Ciência".
Be Kind Rewind
Quando eu fiquei sabendo que Michel Gondry ia filmar com Jack Black e Danny Glover (que eu idolatro desde Predador II) me animei. Mas, desconfiado, fui ver a sinopse do filme.
" Jerry (Jack Black) trabalha num ferro-velho e tem muitas dores de cabeça. Ele acha que isso é por causa da rede elétrica que passa ali. Seu plano para sobotar as instalações dão errado e, para piorar, seu cérebro fica magnetizado. Isso faz com que ele destrua todos os filmes disponíveis na locadora de seu amigo (Mos Def). Para satisfazer a cliente mais leal da loja, uma senhora idosa, Jerry e o amigo contam com a ajuda da população da cidade e recriam as principais cenas e diálogos de filmes como "O Rei Leão", "Rush Hour", "Ghostbusters", "Quando Éramos Reis", "De Volta para o Futuro", "Conduzindo Miss Daisy" e "Robocop", entre muitos outros. A dupla então se torna as maiores estrelas da vizinhaça. "
Retirado de: http://cinema-em-casa.blogs.sapo.pt/59148.html
Não acreditava. Me belisquei... Gondry estava colocando sentimento como fazia em seus clipes. E ele finalmente acertou a mão no cinema. Rebobine, Por Favor é um filme extremamente engraçado, inteligente, simples e sem a pretensão do Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças.
É um filme exatamente como o diretor francês é. Posso estar errado, mas é um roteiro quase autobiográfico. Inventar em cima do impossível é a vida dele. Dois malucos, fazendo suecadas tem TUDO a ver com ele.
Veredicto
Corra!!! Vá ao cinema antes que saia de cartaz. É lindo!
É isso...
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Apela um pouco para o sentimentalismo, mas é um filme honesto com a cara de Michel Gondry mesmo. Pura diversão. Vale mto a pena!
Postar um comentário