2 de abr. de 2009

Os 10 Melhores clipes de todos os tempos!

Eu sempre gostei de listas, mesmo achando uma das coisas mais idiotas do mundo. Até pouco tempo atrás, não perdia um TOP TOP na MTV (que é mestra em criar idiotices muito interessantes). Mas virei assinante da SKY, que NÃO TEM contrato com a emissora e perdi contato com o programa.

O fato é que as listas não dizem absolutamente nada. Só me fazem sentir ódio e repulsa pela mente pútrida de certos críticos. E eu adoro pensar que os críticos são imbecis quadrúpedes que não entendem nada de música... nem de nada. Mas pensando bem, eu não sei o que é ser um crítico. Nunca estive na pele de um para e fazer a cagada de criar uma lista dos melhores (ou piores) de alguma coisa.

A lista que segue abaixo é a minha quadrúpede e pútrida visão dos melhores clipes musicais de todos os tempos. Mas ainda acho que vai ser bem melhor do que a do redator da MTV.

10 – The Strokes – Last Night

É simples e direto como todo o primeiro clipe de uma banda de rock deve ser: a banda tocando em frente a uma câmera. Mas se fosse só por isso, ele não estaria nessa lista. Começando pelo fato de que eles não fazem playback. Isso me remete aos primeiros clipes Pós-Beatles de bandas como Black Sabbath e Pink Floyd que usavam o som original da gravação. E toda a estética da filmagem é voltada pra isso. O cenário parece de um programa de auditório dos anos 70. Julian Casablanca e cia são apresentados como animais selvagens em seu habitat natural. Como o som da banda, o clipe volta no tempo para resgatar as influências da primeira grande música do Indie Rock.

9 - Red Hot Chilli Peppers – Otherside

É o clipe mais legal de uma das maiores bandas de todos os tempos. Não há banda nos anos 90 mais versátil do que Red Hot Chilli Peppers. E Otherside representa a liberdade com que eles encaram diferentes temas. Uma banda de surfistas mostrando influências do Expressionismo Alemão??? É isso mesmo. A música é geométrica e distorcida como a estética de Robert Wiene (O Gabinete do Dr. Caligari, 1920). Cenários desproporcionais, maquiagem escura e pesada e delírios psicológicos nos dois lados: música e imagem.

8 - Madonna – Frosen

Tinha 14 anos quando vi esse clipe pela primeira vez e pensei: isso é realmente gelado! Tudo azul escuro e preto no meio do deserto. Pra completar, a loira mais famosa do pop aparece com os cabelos pretos, tatuagens pretas, e dobermans pretos. Isso é ser frio.

7 - Franz Ferdinand - Take Me Out

Além de ser a melhor música dos anos 2000, Take Me Out é o video-clipe mais vibrante que eu já vi. As vezes eu fico pensando que se a música não fosse tão boa, eu não acharia o clipe lá essas coisas. Se isso fosse verdade, essa lista teria pelo menos um clipe da Bjork. Nesse caso a música (que faz parte do vídeo) tornou o conjunto muito melhor.

6 - Rolling Stones - Like a Rolling Stone

Drogas, confusão, rock’n’roll, imagens distorcidas, Rolling Stones e Michel Gondry. Quer mais?

5 - Blur - The Universal

É o gran finale do Brit Pop. A juventude inglesa se perguntando o que vem além da depressão e futilidade dos anos 90. Cheio de referências ao quase perfeito Laranja Mecânica, The Universal é bonito, profundo e trabalhado em cima de uma música espetacular.

4 - Peter Gabriel – Sledgehammer

Peter Gabriel não é só um gênio da música e da performance de palco. Ele é um artista visual. Eu não o considero só um músico. É uma espécie de sábio da montanha do Pop. E em Sledgehammer se superou. Ensinou ao mundo como se faz um verdadeiro video-clipe. Sem essa de bandinha tocando num cenário cool.

3 – Fatboy Slim – Praise You

Alguns dizem (e eu não os culpo) que o melhor clipe do Spike Jonze é Sabotage dos Beastie Boys. Mas nada se compara a prever o futuro como ele fez com Praise You. Sim! É só entrar no Youtube e procurar por qualquer maluco disposto a fazer um vídeo em cima de uma música qualquer. Aquilo é a internet pós Youtube muito antes de alguém pensar na possibilidade da internet a mais do que 10Kb/s. Só não podemos dizer que é uma tosqueira qualquer porque foi algo totalmente novo. Eu o comparo com o mictório de Marcel Duchamp. É uma obra que revolucionou a arte. Mas foi só ela que revolucionou. Quem fez algo parecido depois estava dando sequência ao movimento.

2 - Michael Jackson – Bad

Sim, eu sei. E Thriller? Os dois são igualmente bons. A diferença é que Bad foi dirigido pelo absolutamente impecável Martin Scorsese. E isso basta.

1 - Daft Punk - Around the World

Peguem todos os video-clipes e joguem no lixo! Esse é diferente. Foge do conceito. É o ponto fora da curva. Foi a primeira vez que eu ouvi a música na imagem. A imagem é a própria música. É até difícil de ouvir a música separada do clipe porque pra mim é tudo uma coisa só. Além disso, é a melhor dança de vídeo-clipe, as melhores tomadas, o melhor figurino e o melhor cenário. Ele supera tudo.

THE BEATLES - Menção Honrosa

Uma coisa que os fãs dos Beatles não podem ter é humildade. Não há nada que eles não tenham inventado. Sabe o pop? E o rock? Pois é! Foram eles. Para tamanha grandiosidade e genialidade inventar o video-clipe parece pouco. Mas não foi.

Com a Beatlemania, estava cada vez mais difícil comparecer a todos os programas de TV que eram convidados. Eles chegaram ao ponto de não poder ir ao Ed Sullivan Show, o programa de maior audiência dos EUA na época. Para poder suprir a voraz demanda do mundo pela imagem dos Beatles na TV, criaram pequenos "promo-videos" dos lançamentos da banda. É o que mais tarde a MTV chamaria de video-clipe. E isso, na época em que a TV era movida à transistores, movidos à vapor, movidos à carvão.

Nenhum comentário: