5 de out. de 2011

Rock In Rio 2011

cidade do rock

Depois de 7 dias de Rock In Rio dá pra falar com propriedade sobre a minha opinião. Na verdade, eu queimei a língua em muitos aspectos. O festival teve alguns pontos emocionantes, como o primeiro show de Milton Nascimento cantando "Love Of My Life", do Queen e o histórico show do Stevie Wonder. Tivemos também a grata surpresa das bandas de Metal que arrebentaram e praticamente carregaram o festival nas costas.

Mas não foram só glórias. Não mesmo.

Pra começar, a transmissão do Multishow pela TV foi sofrível. OK! É dificil mesmo cobrir aquela zona no "ao vivo" durante 7 horas por dia. Mas faltou planejamento por parte do canal. Os apresentadores sistematicamente tinham que enrolar alguma informação sem sentido que o diretor chuchava no TP. A encheção de linguiça foi tão grande que a Luiza chegou a perguntar pro cara do SlipKinot "de onde vinha a idéia das máscaras?". A resposta foi a altura: "Sério??? Você não tem nada melhor pra me perguntar?". Aliás, seria mais divertido se o multishow assumisse que é um canal que, no melhor que faz, dá play em produções estrangeiras e em clipes para quem tem 14 anos ou menos, e colocasse aquelas duas ex BBB´s pra apresentar o evento. Ia ser legal não desapontar os fãs órfãos de Sexytime durante os dias de rock. Fico triste pela Didi Wagner que é excelente jornalista e, infelizmante fez parte da transmissão.

Se a transmissão foi ruim, o que diremos dos shows de Axé? Vi recentemente no Facebook um movimento para inserir um dia de rock no carnaval de Salvador. Seria lindo ver aquela multidão axézeira pulando ao som de Motorhead. Gostaria de ver Salvador ser "cabeça aberta" e receber rock no carnaval. Para, né? Para de show que a Xuxa é loira! Isso é um festival de Rock! Claudia Leitte não só fez um show de Axé, como fez um show péssimo e ainda chamou os Metaleiros, fãs do Metállica de nazistas. Ivete Sangalo ao menos respeitou o público e não disse nada que pudesse comprometer sua passagem pelo evento. Pisou em ovos e fez um show honesto.

Mas nada foi tão triste quanto o aspecto de "Baile da Saudade" que teve o Rock In Rio 2011. Não sei se foi uma questão de foco. Acho que sim! Quero acreditar que os organizadores preferiram trazer a velharia do Rock. E sim! Eu achei legal Red Hot, Metallica e Stevie Wonder. Mas onde estão as bandas que fizeram o Indie Rock nos anos 2000. Coldplay???????????? Onde estão as bandas novas? Fala sério! Um festival de Rock que se diz "um dos maiores do mundo" não pode se dar ao luxo de não ter em sua lista bandas como The Strokes, Franz Ferdinand, Arctic Monkeys, Interpol, Kings Of Leon, The Kooks e The Gossip. Ora! Com o dinheiro do show da Iveta Cavala você pode colocar umas 3 bandas Indies de fama internacional.

O que seria melhor?

O Brasil não é o país do Rock e não vai ser aqui que o Rock vai aportar seu maior festival. Nós somos o país do carnaval! Isso é bem legal! Por isso o nosso carnaval é o maior do mundo e o americano é aquela brincadeirinha chamada Mardy Grass. Nós não temos tradição com Rock, temos pouquíssimas boas bandas de Rock e não temos produtores competentes o suficiente para fazer um festival de verdade. Temos apenas fãs que, como eu, se sentem peixes fora d´água até mesmo no maior festival do gênero no país.

roberto-medina-idealizador-do-rock-in-rio-recebe-a-chave-da-cidade-do-rock-do-prefeito-eduardo-paes-292011-1314996448341_615x300

É isso…

3 comentários:

Anônimo disse...

Didi Wagner NÃO é jornalista.

Carol disse...

Otima definiçao para o festival PoP in Rio!
Cade as bandas de Indie Rock??Ah ja sei vem no Planeta Terra...mas perai tem convite pra quem curte?Nao esgotou no primeiro dia.
Aff

Maca.Musique disse...

Anônimo, você está certo! Ela não é jornalista! Erro meu! Ainda assim ela é uma boa apresentadora!