5 de out. de 2011

Steve Jobs

Bom, não vou conseguir passar essa sem escrever alguma coisa.

 

Ele e (gostem ou não) Bill Gates inventaram (ou viabilizaram) o mais revolucionário de todos os "eletrodomésticos": o computador pessoal. Sua visão, altamente progressista, permitiu que o indivíduo pudesse de maneira fácil ter uma estação de trabalho. É impossível imaginar hoje uma empresa sem computadores ou uma casa sem acesso à internet.

Aliás, o PC é um dos maiores fomentadores da democracia. Diferentemente da TV, que não permite resposta a um estímulo, o usuário tem na rede mundial de computadores um meio para expressar livremente seu pensamento.

Temos que lembrar também que a Apple construiu os melhores computadores de mesa dos anos 80 e 90. Estas máquinas, caras e inacessíveis para o cidadão comum, eram extremamente eficientes em processamento gráfico. Abriram as portas para uma nova era do audiovisual, design e produção editorial se tornando a principal ferramenta de finalizadores de vídeo, artistas gráficos e publicitários. A prova disso é a Pixar que reinventou a animação com o uso do computador.

Outro feito dele foi seu espírito de liderança e método de gestão empresarial. Ele conseguiu transformar a marca de sua empresa em objeto de veneração e, a cada lançamento de um produto, o auditório da Apple vira a "Meca" dos vidrados em tecnologia. Hoje a maçã mordida está entre as 10 marcas mais valiosas do mundo sendo que antes tinha significado para apenas alguns profissionais e ricaços com bolsos abarrotados de dinheiro.

Acho bobagem essa coisa de IPod, Iphone e outros sonhos de consumo fantasiosos. Mas não acho que é hora de listar defeitos, mas sim exaltar feitos. Não foi um Deus como muitos citam. Mas mudou seu mundo. Steve Jobs foi um grande homem. Não há como negar.

É isso…

P.S.: A foto mostra que um homem de bigode é sempre digno de admiração. :-)

Nenhum comentário: